top of page
  • Foto do escritorArtemídia

No Masp, exposição reúne principais obras de Tarsila do Amaral

A grande estrela Abaporu, que a mais de uma década não era exposta no Brasil, encabeça a mostra de uma das mais importantes pintoras brasileiras.


O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) expõe, na capital paulista, entre os dias 4 de abril e 28 de julho, a aguardada mostra ‘Tarsila Popular’, que abrange cerca de cinquenta anos de produção da artista plástica brasileira Tarsila do Amaral (1886 - 1973).


O quadro Abaporu (1928), acompanhado de outras 91 obras da pintora, retorna ao Brasil com status de estrela. A peça, que há onze anos não era exposta em solo nacional, estava em exibição no Museu de Arte Latino-Americana, em Buenos Aires, e foi emprestada pelo proprietário Eduardo Costantini que a adquiriu por 9 milhões de reais durante um leilão ocorrido em Nova York em 1995.


A mostra, com curadoria de Adriano Pedrosa e Fernando Oliva, é considerada a maior exposição já dedicada à Tarsila, pois traz suas telas a partir de novas perspectivas, leituras e contextualizações. A exposição evidencia outras grandes obras da pintora como: A Negra (1923), A Cuca (1924), Manacá (1927), Antropofagia (1929), Operários (1933), entre outras.


Para o universitário Leandro Oliveira, que esteve presente no primeiro fim de semana da exposição, a mostra é de grande relevância para a cultura brasileira e reforça a importância de se valorizar os grandes artistas nacionais. “Durante o ensino fundamental, tive muitas aulas que falavam da Tarsila, principalmente, na disciplina de educação artística, e hoje ter a oportunidade de apreciar essas obras ao vivo é incrível; ela era realmente muito talentosa, tenho muito orgulho de ter a mesma nacionalidade que ela”, ressaltou o estudante ao apreciar os quadros expostos.


A exibição faz parte da série ‘Histórias das mulheres, histórias feministas’ que reunirá também mostras da artista Djanira da Motta e Silva e da arquiteta responsável pela projeção do edifício do Masp, Lina Bo Bardi.


As obras de Tarsila estão expostas no primeiro andar do museu e podem ser apreciadas às terças-feiras com entrada franca e de quarta a domingo com ingressos à R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia entrada). Os bilhetes podem ser adquiridos com antecedência por meio do site do Masp ou diretamente na bilheteria do museu.



bottom of page