Democratização das artes plásticas
Apreciar o icônico sorriso de ‘Mona Lisa’ de Leonardo da Vinci, se perder nas formas distorcidas de ‘A Negra’ de Tarsila do Amaral ou se maravilhar com a sensualidade da tela ‘O nascimento de Vênus’ de Sandro Botticelli.
Estas são experiências que todos nós deveríamos ter a oportunidade de presenciar em algum momento da vida. O universo das artes plásticas é composto por sensações que despertam o senso crítico e estético da sociedade, e é parte importante da criação da história de um povo.
Historicamente o acesso a espaços culturais, como museus e galerias de arte, é algo delimitado e direcionado para a elite. Isso é causado, na maioria das vezes, pelo alto valor exigido nos ingressos e a falta de divulgação dos poucos eventos gratuitos para a grande massa.
Diversos fatores motivam a desvalorização da arte em nosso país, desde a falta de investimento dos governantes em projetos para motivar os artistas plásticos até a educação das crianças e jovens nas escolas, que dificilmente estimula a visitação a espaços culturais.
O Artemídia surge com o intuito de democratizar todo e qualquer tipo de arte, tornar possível que todos que se interessem possam saber mais sobre este fascinante mundo. Com reportagens, entrevistas e notícias acerca do tema, buscaremos aproximar e inspirar aqueles que são apaixonados pelas mais variadas formas de arte.
Queremos mostrar que independente da classe social, o povo pode e deve apreciar as mais variadas expressões culturais. Somos seres pensantes e temos capacidade de compreender qualquer coisa. Basta termos acesso. Basta fazer parte da nossa realidade.